A tecnologia a Prova de Trabalho (PoW) é um dado que é caro para processar, de modo a satisfazer certos requisitos, mas é trivial de verificar. O Bitcoin usa o modelo PoW.
Mineração, o processo de produção de PoW, desempenha um papel central na criação, distribuição e proteção do Bitcoin e de muitas de suas variantes. A crítica mais comum à mineração de PoW é seu enorme desperdício de energia. No momento da redação deste artigo, a receita diária total da mineração de Bitcoin é de cerca de US $ 1,8 milhão. Dependendo da margem de lucro agregada e da fração do custo total que a eletricidade representa, estimamos o custo total diário de eletricidade entre US $ 200 mil e US $ 500 mil. Além desse desperdício, há várias outras razões pelas quais a mineração continua sendo um aspecto muito controverso das criptomoedas PoW.
A tecnologia a prova de estaca (Proof of stake ou PoS) é uma alternativa ao Pow, onde, com base na conectividade à rede e em chances aleatórias, você pode receber novas moedas para ajudar na descentralização da rede. Um recurso útil da Prova de jogo é a economia significativa no consumo de energia, pois não requer hardware dedicado e quantidades exorbitantes de eletricidade para recompensar os mineradores e, em muitos casos, é muito mais resistente a um ataque de 51% na rede. (Equipe principal do Blackcoin 2016)